|
Nos dias 24 e 25 de novembro, estiveram em Fortaleza o presidente e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), Marduk Duarte e Henry Canfield, respectivamente, para cumprir agenda referente à 2ª Missão Amigos da CONAJE.
A manhã do dia 25 começou com um café da manhã na casa do empresário Beto Studart, onde ele recebeu o título de Embaixador Amigos da CONAJE. Na ocasião, grandes nomes do empresariado cearense puderam ver o título ser passado a ele pelo ex-embaixador do projeto, Raimundo Delfino. “Eu me sinto muito honrado em ser o novo embaixador de um projeto tão importante e com tanta representatividade como o Amigos da CONAJE. Espero poder contribuir com a minha experiência como empresário e, principalmente, aprender com esses jovens”, conta Studart.
Na oportunidade, o presidente Marduk Duarte, o diretor Executivo Rodrigo Bitar, e a diretora de Relações Internacionais da CONAJE, Carol Mello, realizaram apresentação institucional sobre Confederação aos presentes, destacando as principais ações e projetos já realizados no país, fortalecendo a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do Brasil. Duarte enfatizou ainda a importância de formar novos empreendedores desde cedo, ainda na sala de aula, ao falar sobre dois novos projetos da instituição, o Empreendedores do Futuro e o Minha Primeira Empresa. “Percebemos que é preciso criar interação e integração entre os jovens e o mercado. Precisamos investir neles já desde a escola”, ressalta.
Seguindo as atividades do projeto Amigos da CONAJE, os representantes da Confederação foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Roberto Cláudio. De acordo com o parlamentar, o encontro “foi de muita importância para a política, assim como, para o fortalecimento do empreendedorismo no Estado”. Além disso, ele enfatizou o crescimento de consumo das classes mais baixas, que vem melhorando a economia brasileira, onde ressaltou: “nós precisamos de mudança de comportamento. E a AJE Fortaleza dá uma grande contribuição porque tem a capacidade de dialogar com diversos setores”. Além disso, Roberto Cláudio colocou à disposição os espaços do Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia para que os jovens empresários cearenses possam realizar suas reuniões, assim como, eventos de cunho empreendedor.
Durante a visita a Fortaleza, o presidente Marduk Duarte realizou intensa agenda de entrevistas e reuniões com profissionais de imprensa local, quando falou sobre a situação e a importância das Micro e Pequenas Empresas para a economia brasileira, bem como, sobre os altos impostos pagos por elas e pela população acima dos produtos, além de explanar sobre o projeto Amigos da CONAJE. “Não considero essa apenas uma visita institucional, mas o firmamento de um acordo. É isso que nós precisamos preparar cada vez mais para a nossa juventude, que ela aprenda a empreender”, completa.
Bloco MercosulNo início da tarde, dando continuidade à agenda do projeto, a comitiva da CONAJE se reuniu com os presidentes do Bloco Mercosul de Jovens Empresários, do Uruguai, Stephan Puglia; da Argentina, Ernesto Clavel e do Paraguai, David Rodriguez para um almoço que aconteceu no Instituto Aldy Mentor. Também estiveram presentes na ocasião o diretor Jurídico Executivo da CONAJE, João Rafael, o advogado Fabio Ulhoa e o empresário Arcelino Mentor.
Ao final da tarde, aconteceu a assinatura do Estatuto Social que estabelece o Bloco Mercosul de Jovens Empresários, momento realizado no gabinete do Governador do Estado do Ceará, tendo como testemunha o Governador em exercício, Domingos Filho, que destacou que “o Ceará tem sido ousado em liderar a iniciativa do empreendedorismo. Estamos atrás apenas de São Paulo. Acredito que a maior transformação de uma sociedade acontece graças ao empreendedorismo, principalmente com apoio e incentivo aos jovens. É preciso, cada vez mais, fortalecer o empreendedorismo através da transformação tecnológica. O Governo do Estado se sente honrado e, principalmente orgulhoso por estar participando de um momento tão importante como o dessa assinatura. Carol Mello, presidente do Bloco no Brasil, destacou a importância do momento vivido atualmente pelo empreendedorismo, assim como, os benefícios da concretização do Bloco: "será possível trocar experiências e projetos entre os países da congregação. Acreditamos que fomentar o empreendedorismo no Mercosul é a garantia da existencia de novos negócios acontecerão por muitos anos”, comentou.
A comitiva participante do projeto Amigos da CONAJE encerrou suas atividades no Ceará com palestra sobre o Novo Código Comercial Brasileiro, ministrada pelo renomado advogado Fabio Ulhoa, que contou com a presença de dezenas de jovens estudantes e empresários locais, no auditório da Faculdade Farias Brito.
|