ACESSO RESTRITO:   

Congresso Nacional de Jovens Empreendedores


Há mais de 20 anos o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores reúne jovens empreendedores e empresários de todo o Brasil com o objetivo de apresentar e debater facetas do empreendedorismo. O evento é realizado, anualmente, em um estado membro da Conaje.

 

O primeiro Congresso foi promovido em 1992, em Porto Alegre (RS). Organizado por um grupo de jovens empresários da região Sul, de São Paulo e de Minas Gerais, o evento teve o objetivo de formar lideranças e discutir questões econômicas, políticas e sociais de interesse nacional.

 

No ano seguinte, esses mesmos jovens se reuniram novamente em São Paulo (SP), onde surgiu a ideia de criar um intercâmbio nacional entre os diferentes grupos de jovens empresários, para que eles atuassem juntos em suas ações e, desse modo, reunissem forças e trocassem experiências. Após três meses, estava criado o Fórum Nacional de Jovens Lideranças Empresariais (FNJLE). A partir de então, deu-se início à junção de diversos movimentos em vários estados do país.

 

Nesses anos de realização, o Congresso teve a presença de importantes autoridades, representantes de instituições públicas e privadas e exemplos de empreendedorismo como o empresário e vice-presidente da República, José Alencar, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o apresentador Luciano Huck, entre outros. A cada edição foram elaboradas as “Cartas dos Jovens Empreendedores”, com foco nas discussões, em propostas de melhorias e na colaboração de uma política pública voltada ao empreendedor. 

 

REDES SOCIAIS