Uso de dados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Concordo
Perfil Jovem Empreendedor Brasileiro

Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro

A Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em conjunto com a Secretaria Nacional da Juventude, realiza a pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro. A pesquisa tem o objetivo de identificar qual é o perfil do jovem empresário brasileiro e suas dificuldades para manter e expandir seu negócio.

Segundo o levantamento realizado em 2019, 65% dos jovens empreendedores são homens, enquanto apenas 35% são mulheres. Desses, 73% possuem ensino superior completo e apenas 9% têm ensino médio. Dos 5.792 participantes do estudo, 49,5% estão domiciliados na região Sudeste, 21,9% no Sul, 15,6% no Nordeste, 4,3% no Norte e 8,8% no Centro-Oeste. De todo o país, a faixa etária predominante é fixada entre 26 a 35 anos. Nos jovens de 18 a 20 anos, apenas 3% são empresários.

Perfil de negócio

A mostra de 2019 também indicou que os jovens proprietários de micro empresas são a maioria do país, faturam até R$ 360 mil por ano e empregam até nove funcionários. Dentre os setores de atuação, estão a área de serviços (57,9%) e comércio (30,1%). Os dados mostraram que os jovens não estão ligados a empresas familiares e apenas 10% atuam no mercado.

 

Pesquisa 2022

Em 2022 a CONAJE e a Secretaria Nacional da Juventude estão realizando uma pesquisa mais aprofundada para traçar o perfil do jovem empreendedor brasileiro, onde o questionário estará disponível até o dia 26 de dezembro de 2022.

Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro
Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro

Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro